É comum acreditar que, para melhorar os resultados financeiros de uma empresa, a única solução seja aumentar as vendas. Mas grandes corporações, como a Microsoft, provam que há formas de turbinar o lucro sem precisar vender um único produto a mais.
No começo dos anos 2000, a big tech percebeu que desperdiçava recursos com processos internos e adotou uma simples mudança: a assinatura digital de documentos.
O impacto dessa decisão economizou centenas de milhares de dólares todo mês, abrindo espaço para investir em inovações e consolidar sua posição como uma das empresas mais valiosas do mundo. A medida reduziu as despesas mensais em cerca de US$ 430 mil — gerando uma economia anual de quase US$ 4 milhões.
Por trás desse resultado estão algumas habilidades que todo profissional deveria ter:
- Identificação de gastos desnecessários;
- Planejamento de ajustes de rota;
- Direcionamento dos aportes com precisão.
É o conjunto dessas competências que os especialistas chamam de finanças corporativas.
E se você acha que esse conhecimento era “coisa de contador” ou “apenas para grandes bancos”, prepare-se para descobrir como a carreira nessa área pode ser a sua oportunidade de ouro para evoluir na carreira.